terça-feira, 9 de março de 2010

SOBRE O USO INDEVIDO DE MINHAS IMAGENS

Na tarde de hoje (09/03/2010) recebi da pessoa que se identifica por "Yoná" uma mensagem através da qual ela se retratou, confirmando a retirada das imagens dos meus trabalhos de sua página na internet, conforme solicitado.

Contudo registro que isto não elimina o transtorno e os aborrecimentos causados, com horas debruçadas sobre blogs e sites, quando poderia estar desenvolvendo o meu trabalho. Desta forma mantenho a minha vigilância e atenção sobre este e outros eventuais acontecimentos. Se recorrentes, serão tratados sob o foco do dano moral.



segunda-feira, 8 de março de 2010

RETORNO SOBRE UTILIZAÇÃO INDEVIDA DAS MINHAS IMAGENS

Amigos,
acompanhem a mensagem abaixo enviado em resposta à Sra. "Yoná" (cujo texto não divulgo: porque não tenho autorização da autora (não é piada: é ÉTICA)), que foi retornada ao meu marido, dadas as indagações que levaram ao lamentável acontecimento dos últimos dias.
A síntese da resposta da Sra. "Yoná", resumiu clara impressão de total desconhecimento sobre valores de autoria e propriedade intelectual, a pretexto de "boa intenção sobre divulgação". Na aludida mensagem, buscou acentuar seus predicados criativos, embora pouca criativa tenha sido a sua justificativa e muito menos a atitude que me trouxe a este lamentável cenário.
Minha crença sobre a resposta dela não está em pauta. O importante é que um contato foi feito.
O assunto tem agora a perspectiva do comprometimento da Sra. "Yoná" em retirar as imagens e, de certa forma, com isto, assumindo o que fez.
Mas não tenho dúvida que este assunto somente se esclarece porque houve mobilização, atitude e correta indignação e sobre estes agradeço a todos que me apoiaram e me defenderam.
Virna.
PS carta de meu marido.... AUTORIZADA POR ELE!!!!
Mensagem original: Assunto: Re: RE: TRABALHOS QUILLINGEnviada: 08/03/2010 23:38

Recebo a mensagem de V.Sa. e digo que a questão não se encontra em sua argumentação exposta abaixo, reveladora de notório desconhecimento sobre valores relacionados ao direito autoral e propriedade intelectual.
Esclareço que não há manifestado qualquer ofensa à V.Sa ou a quem quer que seja de minha parte ou de minha esposa, deixo isto absolutamente claro. Se houve uma vítima neste tema, esta foi a minha senhora dada a surpresa de encontrar seus trabalhos "divulgados" a pretexto, mas claramente focados em objetivos tantos, inclusive comerciais, sem o devido conhecimento ou autorização dela, comprovadamente.
Seja como for, digo que não estão aqui em julgamento ou análise as intenções de V.Sa. O que importa neste tema é unicamente a utlilização de imagens e trabalhos que detém conhecida autoria sem autorização, solicitação ou aviso prévio. Não somente em seu fotolog mas orkut e etc. V.Sa. perdeu a distinta oportunidade de se manifestar corretamente, quando e onde seria recebida com toda atenção.
Que trabalhos V.Sa. faz ou deixa de fazer, suas qualidades e méritos ou "capacidade criativa" não estão em pauta e tampouco interesse. O que está em discussão foi a atitude, não importa a que pretexto, repito, de agir em utilizar-se de imagens de outrem, apenas porque a internet assim permite. O correto arbítrio está na capacidade de discernimento ético e aqui ele foi absolutamente faltoso, confirmando o que o grande pensador e jurista brasileiro Rui Barbosa já dizia sobre a audácia...
Talvez V.Sa. desconheça que existem leis de direito autoral e propriedade de criação que regem e protegem as iniciativas intelectuais. Sua mensagem aparentemente me oferece clara condição neste sentido. Mas a ninguém o desconhecimento da lei falculta-lhe isenção.
V.Sa. entretanto, ao responder, deu um passo importante para que este assunto ganhasse algum esclarecimento . De nossa parte, se encerrará a partir do momento em que V.Sa providencie - IMEDIATAMENTE - a retirada das fotos de álbuns do orkut, papel de fundo e imagens no flogs, etc., uma vez que não autorizadas, não fará mais que a sua obrigação. Isto não é um pedido. É uma exigência.
Contudo, na medida da decência e da dignidade, aguardamos, sim, uma retratação pelos mesmos meios em que V.SA. utilizou ao divulgar o que não lhe pertence. Admissão de erro - ao contrário do que se pensa - não é sinal de fraqueza, mas de caráter. Todos erramos. Se foi o seu caso, não somos um tribunal ou inquisição para dizê-lo, mas ao assumir e se retratar - como em parte sua mensagem nos passa - não será apenas um passo para todos os envolvidos, mas, sobretudo para V.Sa., caso queira assim entender.
Entrementes, convido-a a conhecer o que o grande Rui Barbosa disse... Pela mesma internet! A diferença é que isto talvez lhe traga melhor inspiração para os seus trabalhos do que simplesmente "divulgar positivamente" produção intelectual alheia, SEM AUTORIZAÇÃO!
Grato pela atenção e retorno.
José Emílio

sábado, 6 de março de 2010

ATENÇÃO: IMPORTANTE SABER!

Em um fotolog na internet, tive meus trabalhos copiados sem autorização com imagens dos meus projetos em quilling que não foram autorizadas para publicação/divulgação.

Estas imagens foram utilizadas em proveito próprio (divulgação e comércio). Informo que: eu e a Quilling Arte não temos nenhuma participação nas atividades descritas em fotologs.

Peço a atenção de todos sobre este tópico, pois quaisquer ações mal sucetidas realizadas não me comunicam em nada.


Uma manifestação imediata foi cobrada do (a) autor(a), bem como do administrador do referido fotolog, em explicação sobre este acontecimento, em retratação, correção dos dados existentes e retirada imediata das imagens, pois a atitude de usufruir sem permissão sobre propriedade intelectual e direito autoral fere a legalidade.

Observação: meu trabalho é reconhecido junto à comunidade Quilling Brasil - http://www.quillingbrasil.com.br/ e http://www.quillingbrasil.blogspot.com/

Saiba sobre a denúncia no blog Quilling Brasil: http://quillingbrasil.blogspot.com/2010/03/denuncia-utilizacao-indevida-de-imagens.html

e também no blog As Maravilhas do Quilling: http://quillingeart.blogspot.com/2010/03/denuncia-e-indignacao.html#comments


Quilling Arte - Virna Genovese

sexta-feira, 5 de março de 2010

Selinho - Faço Parte da Solução



Recebi este selinho da Thais - http://quillingbrasil.blogspot.com/
Adorei, muito obrigada!!!!!!!!!
As regras do selinho são:
- falar de quem recebeu o selinho indicando o link para o blog;
- escrever o que você faz para preservar a natureza;
- indicar 7 blogs para ganhar o selinho e linkar os blogs.
O que faço para preservar a natureza:
não utilizo sacolas plásticas em supermecados e separo o lixo de acordo com o material, depositando-o em seus devidos containers.